PALESTRANTES

JOÃO LUCENA BUSKO

Arquiteto no Metrô de São Paulo desde 2013, atualmente atua com desempenho técnico-operacional de edificações, recebimento de obras, análise de projetos de expansão, gestão da qualidade (ISO 9001), gestão de projetos (PMBOK e Agile), gestão de processos (BPM) e desenvolvimento de projetos de arquitetura, como o projeto básico de reestruturação do Centro de Controle do Metrô – CCOx. Já atuou no Metrô de São Paulo conduzindo o licenciamento ambiental da Linha 17-Ouro e da extensão da Linha 2-Verde e no escritório BVY Arquitetos, onde participou do desenvolvimento de projetos básicos de estações.

REINALDO CORDEIRO
Gerente de Educação Corporativa na RaiDrogasil, varejo farmacêutico e professor universitário em diversas áreas da saúde.

SILVIO VINÍCIUS OLIVEIRA SANTOS
Silvio Vinícius Oliveira Santos, formado em Engenharia Eletrônica pela FEI e MBA Executivo pelo Insper, atua como Coordenador de Gestão Estratégica, Contratos e Planejamento responsável pela gestão de contratos, comunicação, dados, tecnologia, gestão financeira, planejamento estratégico e relacionamento com clientes da Gerência Jurídica do Metrô de São Paulo.

DANUBIA DE SOUZA RIBEIRO
Danubia de Souza Ribeiro, metroviária desde 2009, trabalha há 2 anos na Coordenadoria de Gestão Estratégica, Contratos e Planejamento apoiando na gestão dos credenciamentos da Gerência Jurídica, bem como nos serviços notariais e alienações das áreas remanescentes da Companhia do Metrô.

FELIPE COPCHE
Graduado em Engenharia Elétrica pela FAAP. Possui vivência técnico comercial no desenvolvimento de projetos, vendas e marketing para produtos eletroeletrônicos e semicondutores em multinacional holandesa, líder do setor. No Metrô de São Paulo há 10 anos, possui experiência na área técnica de projetos de sistemas, em destaque na concepção, desenvolvimento e acompanhamento na fabricação e comissionamento de trens. Atualmente, desenvolve trabalhos para a Coordenadoria de Projetos de Sinalização e Controle Centralizado com vista ao aumento no grau de automação em novas linhas de metrôs. Recentemente, passou a colaborar com a Gerência de Projetos no fomento de iniciativas de inovação e de padronização no âmbito da Diretoria de Engenharia e Planejamento da empresa. Contribui com o setor metroferroviário como Diretor de Administração e Finanças para a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP e como membro da recente Subcomissão 2 de normatização sobre Mobilidade e Transportes Sustentáveis da ABNT/CEE 268. Possui pós-graduação em Administração para Engenheiros pelo Instituto Mauá de Tecnologia e especialização em Tecnologia Metroferroviária.

MATHEUS DA CUNHA
Oficial de Logística II trabalho há 8 anos no metro de São Paulo e desde do inicio de 2022 estou na área de contratação de materiais, sou formado em Comercio Exterior. Faço parte do grupo de Inovação da GSO.

MARCELO CARLOS
Analista de Desenvolvimento e Gestão (Finanças) e Key User (SAP/FM) no Metrô de São Paulo.
Há 20 anos na Cia., desde 2002.
Atualmente na Gerência de Planejamento Financeiro – Área de Orçamento.

DANIEL TAKAKI
Formado em Física e Engenharia de computação, atuo como Técnico em sistemas metroviários na Gerência de Suporte Operacional desde 2016, na área de contratação de materiais. Sou também integrante do comitê da Rede de inovação GSO, criada em 2020.

VITOR AMADEU
Engenheiro Civil e Mestre em Inovação na Construção pela Escola Politécnica da USP. Atualmente trabalha no escritório de projetos do Empreendimento Linha 2 -Verde

EVERTON FELIX
Técnico em mecânica pelo Senai, Superior em projetos e fabricação mecânica pela Fatec, trabalhou boa parte da carreira técnica como desenhista técnico, desenhista projetista e instrutor de cursos de formação continuada pelo Senai, metroviário desde 2012 atuando na Gerência de Suporte Operacional “GSO” (Antiga Gerência de Logística), Inicialmente na área de aprovisionamento de materiais e serviços, passando também pela área de Gestão e acompanhamento de prazos, atualmente na assessoria técnica atuando com o desenvolvimento de Dashboards, Indicadores de desempenho, e soluções que promovam a melhoria do desempenho da gerência como um todo.
Faz parte da rede de inovação da GSO, participou do projeto do plano de negócios da cia (Metrô logística), representei a gerência em um congresso internacional Alamys (Associação latino-americana de metros subterrâneos), participei de alguns projetos e grupos de trabalhos específicos dentro da gerência, atualmente líder do projeto do planejamento estratégico da gerência intitulado Analytics.

MARCOS SPIGLIATTI
Engenheiro Eletricista, MBA, Especialista em Cibersegurança e Redes de Computadores. No Metrô desde 87, experiência em coordenação de equipe de manutenção e gestão de projetos de Centro de Controle Operacional, atualmente apoiando os projetos de Engenharia da Operação do Metrô.

ANDRE CARNEIRO
Bacharel em Administração, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui especialização em Estratégias de Negociações Internacionais pelo Centro de Estudos das Américas – CEAS/UCAM, e Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação, pelo INPI.
Trabalhou no Grupo Telefonica, e é funcionario de carreira na Finep desde 2001. Desde 2018 é Gerente do DMES – Departamento de Engenharia, Metal- mecânica, Equipamentos, Transportes e Serviços, responsável pelo fomento, análise e acompanhamento de projetos de inovação nos setores de bens de capital, bens duráveis, varejo, e transportes terrestres, incluindo o Programa Finep 2030 Empresarial.

EDUARDO AZEVEDO
Especialista em inovação e setor público. Com experiência em definição de problemas, metodologia para inovacão aberta e implementação de inovações, é formado em Engenharia Química e trabalha como especialista em inovacão no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

ALBERTO MARQUES FILHO
Secretário de Inovação e desenvolvimento econômico de São José dos Campos. Alberto ‘ Mano’ Marques foi escolhido para comandar a pasta de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Nas gestões do ex-prefeito Eduardo Cury, foi secretário de Esportes e Lazer de Janeiro de 2005 a dezembro de 2008 e depois secretário de Educação, entre 2009 e 2012. Engenherio naval de formalçai pela Escola Politécnica da USP, Alberto ‘ Mano’ Marques é empresário em Sçao José dos Campos. Entre março de 2011 e março de 2013 foi presidente da União Nacional dos dirigentes Municipais de Educação.

ARNALDO DA SILVA JUNIOR
Pós-doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Unicamp, inventor da quinta patente internacional da Unicamp, MBA pela FGV em Gerenciamento de Projetos. Foi agente de licenciamento na INOVA-Unicamp e responsável pelo PITE na diretoria científica da Fapesp. Participou da elaboração da Política de Inovação da Unicamp, da Lei de Inovação brasileira, da Política de PI do A.C.Camargo Câncer Center e do Decreto Paulista de Inovação. Foi executivo internacional na indústria de aditivos químicos e biotecnológicos. Como consultor em inovação e criador da ScieNova, atendeu diversas referências no Brasil; foi coordenador do NIT do A.C.Camargo. Capacitou os NITs dos Institutos de Pesquisa da Administração direta da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e representou a SES-SP junto à FIA e a Fundação Vanzolini no projeto internacional SPUK Saúde. Ingressou como Diretor Técnico da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP em 2021 sendo responsável pelos programas inCube INOVA HCFMUSP e IdeiaGov. Em junho de 2022 assumiu a cadeira de Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de SP.

FABIO SIQUEIRA
Profissional do setor de mobilidade com vasta experiência nas áreas de engenharia, automação e operações. No momento assessora o presidente do Metrô em projetos especiais da empresa, como, por exemplo, o de autogeração de energia elétrica, liderando times de Transformação Digital e da gestão estratégica de inovação e conhecimento. Também atua na área acadêmica como professor de Automação e Controle. 

GIOVANNI DUARTE GIACOMO
formado em Direito pelo Mackenzie, integrante do Squad de Contratação Pública e Inovação, funcionário da Gerência Jurídica desde 2013, auxiliando nas demandas de órgãos de Controle Externo e de Consultoria Jurídica na Coordenadoria de Gestão Estratégica, Contratos e Planejamento da Companhia do Metrô de São Paulo – Metrô.
RICARDO BRETAS
Atuação destacada na área de Educação Corporativa: Concepção, desenho e implementação de Universidade Corporativa – Academia Santander. Larga experiência em desenho e implementação de estruturas de aprendizagem que contribuam efetivamente para transformações culturais, incremento de performance e o desenvolvimento de profissionais. Implementação de metodologia de educação baseada em competências estratégicas para a organização. Desenho e implementação de estruturas de aprendizagem digital. Concepção e implementação de processos de Gestão de Talentos e Sucessão, englobando desde mapeamento de profissionais até programas de desenvolvimento para diversos estágios de carreira (Jovem Aprendiz, Estagiários, Trainees, Executivos e Líderes). Forte atuação nos processos de Gestão de Performance, Cultura Organizacional e Estratégias de Recursos Humanos. Experiência anterior como Consutor Interno de Recursos Humanos em indústria de telecomunicações, atuando como parceiro de negócios de diversas unidades da organização.
RAFAEL FASSIO
Rafael Fassio é Procurador do Estado de São Paulo, Mestre em Direito Econômico e Doutorando em Direito Administrativo pela USP. Além disso, foi coordenador do núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação da PGE/SP, consultor externo do BID para compras públicas de inovação e inovação aberta no Brasil e fellow no Centro da Quarta Revolução Industrial, ligado ao Fórum Econômico Mundial
MÔNICA GOMIDE
Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e MBA em Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, Mônica tem mais de 20 anos de experiência na iniciativa privada, atuando nas áreas de controladoria, normas contábeis e auditoria e com sólidas passagens em empresas como EY e Gol Linhas Aéreas.
MAYLI MELI
Formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie e pós graduada em Marketing pela FGV e Gestão da Educação Corporativa pela FIA, atualmente é gerente de treinamento do Mercado Livre para América Latina e atua há mais de 10 anos na área, com passagens pela área de treinamento de vendas da Natura e da americana Tupperware e também gestora de educação corporativa da Enel, grupo italiano de energia. Além disso, faz parte da Comissão Científica do CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento).

LEANDRO KOJIMA
Leandro Kojima: Mestre em Sistemas Eletrônicos pela Universidade de São Paulo, Engenheiro Eletricista pela PUC/SP e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/SP. Trabalha há 20 anos no Metrô de São Paulo, atualmente como Gerente de Engenharia de

CLARA CECCHINI Especialista em cultura de aprendizagem, palestrante, consultora e escritora. Atua em projetos de inovação em educação corporativa para diferentes empresas. Coautora do livro Aprendiz Ágil, colunista no site Futuro das Coisas, criadora do Clube da Escrita CC, membro do Conselho Editorial da Revista Educação, professora convidada da Fundação Dom Cabral. Graduada em Artes Cênicas pela UNICAMP, com MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e formação complementada na Schumacher College (Inglaterra) e na Kaospilot (em curso realizado pela escola dinamarquesa no Brasil).